Combates prosseguem perto da cidade natal de Kadafi

Os combates prosseguiam nesta segunda-feira ao redor de Qasar Abu Hadi, a aldeia natal do ex-ditador líbio Muamar Kadafi, onde as forças do novo regime afirmam controlar 75% da localidade. Os confrontos começaram há uma semana nesta localidade de milhares de habitantes situada ao leste do aeroporto de Sirte, 20 km ao sudeste deste reduto dos últimos elementos leais ao 'ex-guia' que está foragido.

"Aproximadamente 75% de Qasr Abu Hadi está sob nosso controle. Tivemos três dias de combates intensos. Eles nos atacam com foguetes Grad, metralhadoras e atiradores emboscados", declarou Mufba Raslan, comandante das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT). "Um de nossos principais problemas é que muitos civis têm armas. Nós tentamos obtê-las. Alguns habitantes nos entregam suas armas, mas muitos mantêm o armamento", completou. Os moradores não conseguem dormir e sofrem com a falta de água, energia elétrica e medicamentos.

Mais ao norte, a Cruz Vermelha recebeu autorização para entrar em Sirte e entregar produtos de primeira necessidade aos civis sitiados. Mas um médico do principal hospital de campanha da região, que fica 50 km ao oeste da cidade, afirmou ter sido informado sobre o início de uma ampla ofensiva em Sirte nesta segunda-feira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter