21 de Setembro, 2011 - 09:39 ( Brasília )

Geopolítica

EUA constroem bases secretas na África e Arábia, diz jornal


O governo de Barack Obama está montando bases secretas na África e na Península Arábica para realizar operações antiterroristas com aviões não tripulados contra a Al-Qaeda na Somália e no Iêmen, informa nesta terça-feira o jornal The Washington Post em sua edição digital.

Segundo o diário, que cita fontes oficiais do governo, uma dessas instalações está sendo construída na Etiópia, aliada dos Estados Unidos para a luta na Somália contra a milícia radical islâmica Al Shabab, ligada à Al-Qaeda.

Outra base se encontra nas ilhas Seychelles, no Oceano Índico, onde uma pequena frota de aviões não tripulados começará suas operações neste mês após uma "missão experimental" que provou que é eficaz vigiar a Somália de lá.

"Os militares americanos também dirigiram aviões não tripulados em direção a Somália e Iêmen desde bases no Djibuti", de acordo com o The Washington Post. Além disso, a CIA está construindo uma pista de aterrissagem secreta na Península Arábica para o uso de aviões não tripulados armados rumo ao Iêmen, acrescenta o periódico.

O jornal lembra que os Estados Unidos usaram aviões não tripulados para ataques letais em pelo menos seis países: Afeganistão, Iraque, Líbia, Paquistão, Somália e Iêmen.