20 de Setembro, 2011 - 09:58 ( Brasília )

Geopolítica

Líbia vive 'uma farsa', declara Kadafi em nova mensagem

Ex-ditador pediu aos cidadãos do país que não acreditem na queda do regime

O ex-ditador líbio Muamar Kadafi chamou de "farsa" a atual situação na Líbia e pediu aos cidadãos do país que não acreditem na queda do regime, em uma mensagem de áudio divulgada nesta terça-feira.

"O que acontece na Líbia é uma farsa que só é possível graças aos bombardeios aéreos, que não vão durar para sempre", declarou, na gravação divulgada pela TV. "O sistema político na Líbia é um sistema baseado no poder do povo... e é impossível que esse sistema seja removido", completou.

A queda do coronel foi marcada pela tomada de seu quartel-general, em Trípoli, pelas forças insurgentes no fim de agosto. Desde então, uma a uma, as nações internacionais passaram a reconhecer o Conselho Nacional de Transição como o governo legítimo do país - incluindo o Brasil.

Para ajudar no processo de construção de um estado democrático, França e Grã-Bretanha começaram a liberar dinheiros e bens líbios que haviam sido bloqueados para obrigar Kadafi a se entregar. Se paradeiro segue desconhecido, enquanto as novas autoridades mantém de pé a oferta de uma recompensa equivalente a 2,5 milhões de reais a quem consegui capturar o ex-ditador - vivo ou morto.