13 de Setembro, 2011 - 09:13 ( Brasília )

Geopolítica

Japão intercepta 9 possíveis desertores norte-coreanos em barco


A Guarda Litorânea japonesa interceptou nesta terça-feira nas águas do litoral de Noto (Mar do Japão) uma barcaça com nove supostos desertores procedentes da Coreia do Norte, informou a agência local Kyodo.

A embarcação transportava três homens, três mulheres e três crianças, segundo a informação dos oficiais japoneses recolhida pela Kyodo.

A Guarda Litorânea recebeu de um pescador o aviso sobre a presença de uma embarcação desconhecida em águas próximas ao litoral.

Os supostos desertores norte-coreanos foram transferidos ao porto de Kanazawa e interrogados pelas autoridades japonesas.

Embora se desconheça os detalhes do interrogatório, a agência sul-coreana Yonhap indicou que os tripulantes seriam membros de uma mesma família e tinham a intenção de viajar para a Coreia do Sul.

Uma fonte diplomática assinalou à mesma agência que, caso os desertores norte-coreanos mostrem vontade de seguir para a Coreia do Sul, o Governo japonês pode conceder-lhes autorização para isso.

Atualmente, cerca de 21.800 desertores da Coreia do Norte vivem na Coreia do Sul, chegados, em sua maioria, durante a grande crise de fome norte-coreana na década de 1990.