09 de Setembro, 2011 - 09:06 ( Brasília )

Geopolítica

Dez anos após, autores de atentados estão 'enfraquecidos', afirma Obama

País está mais seguro após o 11 de Setembro, escreveu presidente. Democrata pediu que americanos honrem os heróis e as vítimas do ataque.

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira (8), em um artigo nla imprensa, que os autores dos atentados de 11 de setembro de 2001 não conseguiram aterrorizar o país e que atualmente estão enfraquecidos.

"Os autores desses atentados queriam nos aterrorizar, mas não conseguiram diante de nossa resistência. Hoje, nosso país está mais seguro e nossos inimigos mais frágeis", afirmou Obama no texto publicado no site do jornal "USA Today".

"Apesar de se ter feito justiça com Osama bin Laden e de a Al-Qaeda estar sendo derrotada, jamais devemos parar na tarefa de proteger nosso país", declarou ainda, quatro meses depois da eliminação do chefe da al-Qaeda em uma operação americana no Paquistão.

"Espero que, ao recordar o dia em que tentaram nos dividir, possamos reencontrar o sentido de um objetivo comum que nos uniu há dez anos", afirmou ainda, pedindo aos americanos que honrem as vítimas e os herois do 11 de setembro.

"Jamais esqueceremos a lição de há dez anos: nossos desacordos pesam pouco frente ao que nos une, e quando elegemos avançar unidos, como uma família (...). Os Estados Unidos não fazem outra coisa a não ser resistir", concluiu.