13 de Dezembro, 2016 - 11:10 ( Brasília )

Geopolítica

Trump nomeia CEO da ExxonMobil como secretário de Estado

Presidente eleito dos EUA confirma Rex Tillerson como o escolhido para o cargo. Executivo atua na multinacional de gás e petróleo desde 1975 e estabeleceu fortes laços com Moscou.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nomeou oficialmente nesta terça-feira (13/12) o CEO da multinacional ExxonMobil, Rex Tillerson, como seu secretário de Estado, afirmando que o executivo está "entre os mais bem sucedidos líderes empresariais e negociadores internacionais do mundo".

"Rex sabe como gerenciar um empreendimento global, o que é crucial para comandar um Departamento de Estado bem sucedido", disse Trump em comunicado. "Sua tenacidade, vasta experiência e profundo entendimento de geopolítica fazem dele uma excelente escolha para secretário de Estado. Ele irá promover a estabilidade regional e focar nos principais interesses de segurança nacional dos Estados Unidos."

No comando da ExxonMobil, multinacional de petróleo e gás americana, Tillerson tem ampla experiência em lidar com outros países, no entanto estritamente como um homem de negócios, e não como diplomata. A empresa opera em dezenas de países, entre eles a Rússia, que recorreu a companhias ocidentais em busca de tecnologia e know-how para explorar suas vastas fontes de petróleo e gás.

A escolha de Tillerson para o posto de secretário de Estado e seus laços com a Rússia são motivo de preocupação após um relatório da CIA acusar Moscou de interferir na eleição presidencial dos EUA para favorecer Trump.

Tillerson, de 64 anos, ingressou na ExxonMobil após se formar em engenharia pela Universidade do Texas, em 1975. Em comunicado, o executivo se disse "honrado" pela escolha para o cargo de secretário de Estado, afirmando compartilhar da visão de Trump de "restaurar a credibilidade dos EUA".