Venezuela Crédito de US$ 4 Bi com a Rússia para novas Armas

Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

 

Durante a solenidade ativação do “Batallón de Helicópteros coronel Mauricio Encinoso”, no Fuerte Tavacare, estado Barinas, o Presidente Hugo Cháves, falandopor telefone diretamente de Cuba anunciou que está em negociação final com a Rússia um novo empréstimo para compra de armamentos.

A agência oficial de notícias da Venezuela (AVN)  detalhou posteriormente que o governo da Venezuela está ultimando os detalhes necessários para concretizar um financiamento de  U$ 4 Bilhões de dólares com a Rússia. Este valor será destinado principalmente a aquisição de equipamentos e  adestramento da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB).

Em contacto telefônico desde La Habana, Cuba, onde recebe tratamento médico, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou durante a solenidade que recentemente conversou com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, para afinar os detalhes sobre este instrumento de cooperação.

Está previsto que nos próximos dias o ministro de “Planificación y Finanzas”, Jorge Giordani, viage a Moscou, capital russa, para acertar todos os detalhes do contrato para o referido crédito, com o qualprevê-se investir 2 Bilhões de dólares para continuar o fortalecimento da FANB.

Explicou que ante a crise econômica que atualmente se vive nos países capitalistas é necessário aumentar a capacidade da FANB e aumentar a  capacidade de defesa da Venezuela.

“Necessitamos de Forças Armadas muito poderosas, e porque não, se temos a primeira reserva de petróleo do mundo e em nosso país (Venezuela) há uma revolução socialista. Vejam o que está ocorrendo na Líbia e  agora naa Síria. Estão preparando agressões ali”, alertou Chávez.

O chefe de Estado assegurou que  ante qualquer intenção de agressão contra a Venezuela existe um povo e  Forças Armadas dispostas a responder pelos interesses da pátria.

Recordou que Venezuela conta com o armamento mais moderno do mundo e isto deve-se às compras e acordos com o governo russo.

“Já não dependemos do que os “yanquis” nos chantageiem ou queiram intrometer-se nas unidades realizando ações de inteligência, comprando gente. Somos livres e temos que saudar à Rússia, agradecer a Rússia”, exclamou.

Aos grupos de direita nacional, que atendem aos interesses imperiais, Chávez advertiu: “que nunca conseguirão dividir a FANB como ocorreu no passado”.

No desfile dos 200 anos da Independência,  05 Julho 2011, desfilou em Caracas, uma Brigada Blindada completa, recebida nas semanas anteriores da Rússia, em vários navios. Desfilaram sistemas de artilharia autopropulsada, centrais de tiro e Carros de Combate T-72.

Também foram mostradas novidades no continente latino americano tal como a Blindagem Reativa adicionada ao Carro de Combate, melhorando assim a sua sobrevivência frente ao mais potente carro de combate no TO (Teatro de Operações) Sul-Americano o Leopard 2A4 do Chile.

Círculos militares de Caracas mencionam que chegarão até 2014 baterias de defesa antiaérea de grande altitude S-300 de e sistema de foguetes terra-terra SMERSH 300.   

Não estão definidos quais equipamentos serão adquiridos com este crédito de U$ 4 Bilhões. Segundo a agência AVN seriam investidos U$ 2 Bilhões em novas aquisições também menciona investimentos em treinamento. Peças de recuperação e manutenimento dos equipamentos assim como munição.

Chavéz  agradeceu de forma pública à Brigada de Técnicos e Mecânicos russos que mantém em operação os caças Sukhoi Su-30MK2, quando visitou a unidade onde estão baseados os caças.     

Como a Venezuela tem sistematicamente atrasando as parcelas dos pagamentos dos contratos anteriores,  parte do financiamento agora anunciado, pode ser de recomposição das dívidas referentes a aquisições anteriores .

As negociações com a Rússia são usualmente demoradas. A referente as aquisições mostradas em julho levaram mais de dois anos.

DefesaNet

Chegam mais Tanques e Artilharia Link

Chávez Inspeciona Centro de manutenção do Su-30Mk2 Link

VENEZUELA 200 ANOS – Desfile Tropas Link

VENEZUELA 200 ANOS – Desfile de Blindados Link

VENEZUELA 200 ANOS – Desfile Aéreo Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter