10 de Agosto, 2011 - 09:56 ( Brasília )

Geopolítica

VANT norte americano mata 21 insurgentes no Paquistão


MIRANSHAH, Paquistão — Pelo menos 21 militantes do grupo islamita Haqqani morreram na quarta-feira em um ataque de um avião teleguiado americano no Waziristão do Norte, zona tribal do Paquistão, informaram as autoridades locais.

O avião sem piloto (drone) disparou dois mísseis que destruíram um veículo e um acampamento perto de Miranshah, a principal cidade do Waziristão do Norte, um distrito na fronteira com o Afeganistão e reduto dos rebeldes talibãs aliados da Al-Qaeda.

"Vinte e um militantes do grupo Haqqani morreram e três ficaram feridos", disse à AFP uma fonte militar paquistanês em Peshawar, a cidade mais importante do noroeste do Paquistão.

"Todos os que morreram eram afegãos e combatentes do grupo Haqqani. O ataque do drone aconteceu às 2h00 locais", completou a fonte.

A rede Haqqani é considerada o maior inimigo das tropas americanas no leste do Afeganistão.

O grupo foi fundado por Jalaluddin Haqqani e é comandado por seu filho Sirajuddin, ambos considerados "terroristas" por Washington.

A rede é acusda de ter cometido os mais violentos atentados contra as forças americanas no Afeganistão, incluindo um ataque suicida em 2009 em uma base na província oriental de Khost que matou sete agentes da CIA.