06 de Julho, 2016 - 11:15 ( Brasília )

Geopolítica

Kerry visita Geórgia para estreitar cooperação dos EUA com ex-república soviética


O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou à Geórgia nesta quarta-feira para assinar acordos de aprofundamento da cooperação em defesa e segurança com o ex-Estado soviético, dias antes de uma cúpula importante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A primeira visita de Kerry à Geórgia na condição de principal diplomata dos EUA acontece antes de uma reunião da OTAN em Varsóvia, na Polônia, na sexta-feira, na qual membros da entidade pretendem anunciar ações para conter o que classificam como uma ameaça militar crescente por parte da Rússia.

A Geórgia e outras ex-repúblicas soviéticas, como Moldávia e Ucrânia, se preocupam cada vez mais com as intenções de Moscou desde que os russos anexaram a península ucraniana da Crimeia em 2014 e lançaram ataques aéreos na Síria no ano passado.

Uma autoridade de alto escalão do Departamento de Estado norte-americano disse que Kerry irá assinar um memorando de entendimento sobre defesa e segurança que irá prometer reforçar a capacidade da Geórgia para se defender.

A Geórgia, que é entrecortada por oleodutos e gasodutos de importância estratégica, lutou e perdeu uma guerra curta com a Rússia em 2008.

Até agora, o apoio dos EUA na área de segurança tem se concentrado no treinamento de soldados georgianos para operações no Afeganistão e no Iraque.