09 de Agosto, 2011 - 10:10 ( Brasília )

Geopolítica

Barack Obama assegura que os EUA 'triunfarão' no Afeganistão


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou nesta segunda-feira que o país triunfará no Afeganistão, apesar da morte de trinta soldados que estavam num helicóptero derrubado pelos talibãs na sexta-feira.

"Essa perda é uma dura lembrança dos riscos que nossos homens e mulheres de uniforme enfrentam todos os dias em nome de seu país", disse Obama da Casa Branca. "Sei que nossas tropas manterão a dura tarefa de transição para um governo afegão mais forte e para assegurar que o Afeganistão não seja um refúgio de terroristas. Seguiremos adiante e triunfaremos", afirmou.

No incidente mais letal da guerra para as forças dos Estados Unidos e da Otan, 30 soldados norte-americanos morreram na sexta-feira quando seu helicóptero, um Chinook, foi atacado ao sudoeste de Cabul. Também morreram sete membros de comandos afegãos e um intérprete.

O ataque foi um golpe para as forças de elite dos Estados Unidos, que tinham 25 membros a bordo da nave, incluindo 22 do famoso comando Seal da Armada e três das forças especiais da Força Aérea. Os outros cinco falecidos eram membros do Exército.

"Estes homens e mulheres põem suas vidas em risco pelos valores que nos unem como nação", disse Obama. "E alguns deles, como os 30 americanos que foram perdidos neste fim de semana, dão suas vidas por este país".

"Nossa responsabilidade é assegurar que seu legado seja um Estados Unidos que reflita sua coragem, seu compromisso e seu sentido de causa comum", afirmou Obama.