Avião da EgyptAir desaparece durante voo entre Paris e Cairo com 66 pessoas a bordo

Um avião da empresa EgyptAir com 66 passageiros e tripulantes a bordo que decolou de Paris para o Cairo desapareceu dos radares sobre o mar Mediterrâneo, informou a companhia aérea egípcia, e autoridades disseram acreditar que a aeronave caiu no mar.

O primeiro-ministro egípcio, Sherif Ismail, disse que as buscas estão em andamento pelo Airbus A320 e que ainda é muito cedo para descartar qualquer hipótese, inclusive terrorismo.

Autoridades da companhia aérea e do departamento de aviação civil do Egito disseram à Reuters acreditar que o avião caiu no Mediterrâneo entre a Grécia e Egito.

Grécia divulga relato de momentos que antecederam desaparecimento de aeronave da EgyptAir

O departamento de aviação civil da Grécia divulgou nesta quinta-feira um relato detalhado dos momentos que antecederam o desaparecimento de uma aeronave egípcia da companhia EgyptAir sobre o espaço aéreo egípcio depois de sobrevoar o território grego.

Os registros estão no horário local, seis horas à frente do horário de Brasília.

02:24 – Voo 804 da EgyptAir de Paris para o Cairo entra no espaço aéreo grego, controle de tráfego aéreo concede permissão para o restante do trajeto.

02:48 – O voo é transferido para o setor de controle de tráfego aéreo seguinte e é liberado para sair do espaço aéreo grego. "O piloto estava de bom humor e agradeceu o controlador em grego".

03:27 – O controle de tráfego aéreo de Atenas tenta fazer contato com a aeronave para fornecer informações sobre a troca de comunicações e controle de Atenas para o controle de tráfego aéreo do Cairo.

Apesar dos chamados repetidos, a aeronave não responde, momento em que o controlador de tráfego aéreo ativa a frequência de alerta, sem obter resposta da aeronave.

 03:29 – A aeronave está sobre o ponto de saída do espaço aéreo grego.

03:39:40 – O sinal da aeronave é perdido aproximadamente sete milhas náuticas a sul/sudeste do ponto KUMBI, dentro da Região de Informação de Voo (FIR) do Cairo.

A assistência de radares da Força Aérea grega é solicitada imediatamente para detectar o alvo, sem resultado.

03:45 – Os processos de busca e resgate são iniciados, e simultaneamente se informa a Região de Informação de Voo do Cairo.

Avião desaparecido da EgyptAir fez guinadas repentinas e mergulhou no ar, diz Grécia

Um avião da EgyptAir que desapareceu nesta quinta-feira fez "guinadas repentinas" e mergulhou no ar antes de desaparecer dos radares sobre o sul do Mediterrâneo, disse o ministro da Defesa da Grécia.

"Às 3h39 da manhã o curso da aeronave era sul e sudeste de Kassos e Karpathos (ilhas)… imediatamente depois entrou no espaço aéreo do Cairo e fez guinadas e desceu como descrevo: 90 graus para a esquerda e 360 graus para a direita", disse o ministro Panos Kammenos em entrevista coletiva.

A Grécia montou uma operação de busca na área ao sul da ilha de Karpathos, mas ainda não obteve resultados, segundo o ministro.

Nenhuma hipótese pode ser descartada sobre avião da EgyptAir, diz Hollande

Nenhuma hipótese pode ser descartada até o momento sobre o destino de um avião da EgyptAir que desapareceu mais cedo nesta quinta-feira durante voo de Paris para o Cairo, disse o presidente francês, François Hollande.

"Infelizmente a informação que temos… confirma que o avião caiu e está perdido", disse Hollande. "Nenhuma hipótese pode ser descartada, nem qualquer uma pode ser colocada acima de outra".

Separadamente, procuradores de Paris disseram que estão abrindo um inquérito para investigar o incidente.

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter