02 de Agosto, 2011 - 09:57 ( Brasília )

Geopolítica

EUA e Vietnã iniciam relações militares bilaterais


Estados Unidos e Vietnã estabeleceram nesta segunda-feira relações militares bilaterais, algo que não ocorria desde a guerra entre ambos os países, ao assinarem um acordo de cooperação de seus serviços de saúde militar, anunciou a Marinha americana em um comunicado. Esta manifestação de aproximação entre Hanói e Washington ocorre no momento em que o Vietnã tenta equilibrar sua política externa e contrabalançar as ambições chinesas.

Apesar de a guerra do Vietnã ter acabado em 1975, americanos e vietnamitas retomaram suas relações diplomáticas apenas em 1995. A carta de intenção foi assinada nesta segunda-feira em Hanói pelo chefe do serviço de saúde da Marinha americana, vice-almirante Adam Robinson, e pelo diretor-geral do serviço de saúde da Marinha vietnamita, coronel Vu Quoc Binh.

O acordo prevê, entre outras coisas, a troca de especialistas, workshops e conferências comuns, assim como a colaboração no âmbito da pesquisa médica. Em meados de julho os dois países realizaram uma semana de atividades navais conjuntas, em um momento de crescente as tensões ente Hanói e Pequim pelo mar da China meridional. Mas estas manobras não incluíram exercícios de combate. Concentraram-se em questões de navegação e manutenção.