01 de Agosto, 2011 - 10:10 ( Brasília )

Geopolítica

China: terroristas treinados no Paquistão promoveram ataques


"Terroristas treinados no exterior" estão por trás dos ataques em Xinjiang que deixaram no total 19 mortos durante o final de semana, anunciou nesta segunda-feira a agência oficial Nova China, citando fontes do governo que mencionaram o Paquistão.

Quatorze pessoas foram mortas no sábado e no domingo em ataques com armas brancas cometidos por uigures, minoria muçulmana e de língua turca de Xinjiang (noroeste), além de cinco agressores mortos pelas forças de segurança na cidade de Kashgar, segundo fontes oficiais.

"Um grupo de religioso extremistas conduzido por pessoas treinadas em campos terroristas no exterior está por trás dos ataques", anunciou a cidade de Kashgar, citada pela agência.

Segundo a Nova China, os primeiros elementos da investigação permitem estabelecer que os líderes desse grupo "aprenderam a manusear explosivos e armas de fogo nos campos no exterior do Etim (Movimento Islâmico do Turquistão Oriental), no Paquistão, antes de entrar em Xinjiang", indicaram as autoridades de Kashgar em um comunicado em seu site citado pela Nova China.