28 de Julho, 2011 - 10:15 ( Brasília )

Geopolítica

Peru: Piñera convida novo governo a construir relação estável


O presidente do Chile, Sebastián Piñera, elogiou nesta quarta-feira em Lima o processo eleitoral que culminou com a eleição de Ollanta Humala como novo presidente do Peru e convidou as novas autoridades a construir a relação bilateral "sobre rocha, e não sobre areia".

"Quero felicitar os peruanos por uma eleição presidencial limpa, transparente, que reflete o compromisso do povo peruano com democracia", afirmou à imprensa.

O governante chileno, que participou na noite de quarta-feira do jantar em homenagem aos chefes de Estado e do Governo das delegações estrangeiras que assistirão à transferência do comando, declarou que espera "que o entendimento e a colaboração entre os Governos do Chile e Peru deixem para trás o subdesenvolvimento".

Piñera chegou a Lima procedente de cidade chilena de Arica, no norte do país, a qual se refere a denúncia interposta pelo governo do presidente Alan García sobre os limites da fronteira marítima entre ambos países.

De acordo com o chileno, a região merece tratamento especial "porque queremos fortalecer nossas fronteiras, particularmente nos momentos atuais em que está em disputa a delimitação marítima por uma apresentação que o Peru fez perante a Corte Internacional de Haia".