24 de Novembro, 2015 - 10:40 ( Brasília )

Geopolítica

Militares dos EUA começam a treinar forças regulares ucranianas


Especialistas militares americanos começaram a treinar, nesta segunda-feira, tropas regulares ucranianas e forças de operações especiais daquele país, informou o Pentágono.

Um pequeno número de efetivos americanos já tinha sido mobilizado na Ucrânia para treinar as forças da Guarda Nacional, mas de acordo com um plano anunciado em julho, agora estão ajudando unidades regulares do Exército.

Os efetivos americanos "treinarão cinco batalhões de tropas em serviço ativo e um batalhão de forças de operações especiais", disse o porta-voz e capitão Jeff Davis.

Mais de oito mil pessoas morreram desde que os rebeldes pró-russos se levantaram em armas no ano passado contra o governo pró-ocidental da Ucrânia após a queda do presidente apoiado pelo Kremlin.

Washington expressou várias vezes seu apoio à Ucrânia e entregou 265 milhões de dólares em treinamento e equipamentos militares em 2014, destacou Davis.

"Isto faz parte dos nossos esforços atuais para contribuir para uma reforma militar de longo prazo na Ucrânia e melhorar a capacidade interna de defesa da Ucrânia", acrescentou.

Os Estados Unidos e seus aliados da Otan têm apoiado diplomaticamente a Ucrânia e denunciam o que consideram uma intervenção russa para apoiar rebeldes do leste do pais.