15 de Julho, 2011 - 11:38 ( Brasília )

Geopolítica

Bin Laden planejava atentado no aniversário do 11/9, diz jornal


Osama bin Laden planejava realizar um ataque terrorista nos Estados Unidos no décimo aniversário dos atentados do 11 de Setembro, segundo dados obtidos pelas forças especiais americanas na operação que matou o líder da Al-Qaeda há dois meses e meio, informa nesta quinta-feira o The Wall Street Journal.

Bin Laden e seu chefe de operações no exterior, Atiyah Abd al Rahman, planejavam armar um grupo de militantes para atentar nos EUA no próximo dia 11 de setembro, mas não eram capazes de entrar em acordo sobre os integrantes do grupo, segundo fontes oficiais citadas pelo jornal nova-iorquino.

Os detalhes dos planos, que segundo as mesmas fontes estavam em "fase preliminar", foram conhecidos graças à documentação obtida pelo grupo de operações especiais da Marinha (Seals) que liderou a ação militar na qual Bin Laden foi morto em uma residência na localidade paquistanesa de Abbottabad em 2 de maio passado.

Embora a partir dessas notas nada levasse a crer que o plano teria passado da fase de planejamento, há um mês o então diretor interino da CIA (agência de inteligência americana), Michael Morell, destacou a sua equipe que uma de suas prioridades era corroborar que ninguém mais seguisse adiante com o complô.

As autoridades dos EUA desconhecem contra quais alvos Bin Laden planejava atentar e também não sabem se esse grupo terrorista chegou realmente a ser constituído em algum momento, segundo se constata da documentação, que está sob custódia no quartel-general da CIA em Langley (Estado da Virgínia).

Nos dias posteriores à operação que matou Bin Laden, o Departamento de Segurança Nacional e o FBI (polícia federal americana) já haviam advertido que a Al-Qaeda planejava cometer atentados contra trens nos EUA, segundo se descobriu do material encontrado na residência do terrorista saudita.