13 de Julho, 2011 - 15:05 ( Brasília )

Geopolítica

Chefe EM USA Almirante Mullen visita base da Força Aérea do PLA

Durante a visita o Almirante Mullen assistiu demonstração do Sukhoi Su-27

Além de encontros com líderes do governo e milittares da China, o Chefe do Estado-Maior Americano Almirante Mike Mullen está visitando várias  unidades da exécito, marinha e força aérea em vários pontos do país.

Assim o Almirante Mullen visitou a 2º Força de Artilharia  do Exército Popular de Libertação , uma unidade de mísseis estratégicos que controla as armas nucleares do país.  O Almirante é o primeiro militar occidental a ter acesso a estas unidades secretas da China.

O Almirante Mike Mullen também visitou um Base Aérea da do PLA ao leste da província de Shandong.

A base é a sede da 19ª Divisão do Comando Aéreo respondendo ao Comando Militar de Área de Jinan com a força principal baseada em caças SU-27.
 
Junto a discussões sobre armamentos e equipamentos o grupo observou um show aéreo.

Por muitos anos os Estados Unidos tem insistido por maior transparência da China em seus programas de modernização militar.

A abertura de bases militares é um sinal de confiança mútua entre os dois lados.
Após  Mullen visitou uma unidade de infantaria Mecanizada no leste da China Província de Zhejiang) onde acompanhou um exercício de ações antiterrorismo.

O Almirante Mullen está em visita à China desde o dia 9 de Julho como convidado do chefe do Estado-Maior do PLA General Chen Bingde.

O General Chen Bingde fez uma viagem similar aos Estado Unidos em maio do corrente ano.