11 de Julho, 2011 - 14:13 ( Brasília )

Geopolítica

Barak: Israel pode ser alvo de 50 toneladas de explosivos em nova guerra


Jerusalém, 11 jul (EFE).- O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou nesta segunda-feira que seu país pode ser alvo de disparo de 50 toneladas de explosivos em uma guerra com países árabes.

A declaração foi dada por Barak na Comissão Parlamentar para Relações Exteriores e de Defesa, na qual destacou, segundo a imprensa local, que o exército israelense teria capacidade de responder disparando 1,5 mil toneladas de munição com extrema precisão.
"Existem esforços significativos por parte de exércitos de países árabes de reduzir a capacidade militar das Forças de Defesa de Israel por meio de uma melhora em sua tecnologia aérea", disse o ministro.

Barak defendeu que seu país deve se equipar para conseguir interceptar qualquer ataque procedente de países inimigos, o que em sua opinião "trará uma mudança significativa e positiva ao equilíbrio estratégico de Israel na região".

Tal estratégia poderia exigir um investimento de cerca de 7 bilhões de shekels (1,4 bilhão de euros) e 20 anos de preparação, afirmou Barak.

Na comissão parlamentar o ministro israelense também abordou a iniciativa palestina de buscar reconhecimento de um estado independente e membro da ONU em setembro deste ano.

"(Os palestinos) estão trabalhando para conseguir uma massa crítica de estados que apóiem um Estado palestino nas fronteiras de 1
967", afirmou, acrescentando em seguida que duvida que consigam. EFE db/id