Reino Unido intercepta bombardeiros russos no Canal da Mancha

Caças britânicos Typhoon interceptaram dois bombardeiros de longo alcance russos Bear, que voavam perto do espaço aéreo da Grã-Bretanha, informou o Ministério da Defesa britânico nesta quinta-feira (29).
 
Os aviões russos foram detectados quando sobrevoavam o Canal da Mancha, no sul da Inglaterra, nesta quarta-feira (28). Na sequência, dois Typhoon foram lançados a partir das bases da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) em Lossiemouth, na Escócia, e Coningsby, no leste da Inglaterra.
 
“Os aviões russos foram escoltados pela RAF até saírem da área de interesse britânica. Em nenhum momento os aviões militares russos adentraram o espaço aéreo de soberania britânica”, lê-se em um comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa.
 
No ano passado, a Otan realizou mais de 100 interceptações de aeronaves russas, cerca de três vezes mais do que em 2013, em meio à escalada de tensões entre o Ocidente e Moscou devido à crise na Ucrânia.
 
Elizabeth Quintana, pesquisadora sênior do “think-tank” (centro de estudo) de defesa do Royal United Services Institute, disse que o incidente desta quarta-feira era incomum e poderia estar ligado ao fato de a Grã-Bretanha ter iniciado uma investigação sobre a morte  do crítico do Kremlin e ex-espião da KGB, Aleksandr Litvinenko, há nove anos em Londres.
 
"Normalmente, os [caças russos] Bears passam pela Noruega e pelo mar do Norte. [O exercício] poderia ter sido feito para sondar a velocidade de reação da RAF em uma área mais ao sul”, disse Quintana ao jornal “Daily Mail”.
 
“Qualquer aeronave militar que voe sobre o espaço aéreo de soberania de outro país ou perto dele sinaliza desagrado ou, na pior das hipóteses, agressão”, acrescentou a pesquisadora.
 
Publicado originalmente pelo The Moscow Times

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter