VENEZUELA 200 ANOS – Desfile Tropas

A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB)  exibiu nesta terça-feira (05JUL11), seu poderio militar no desfile pelo Bicentenário da Independência da Venezuela com material bélico adquirido principalmente da Rússia e da China. O apoio de Moscou foi reconhecido publicamente pelo presidente Hugo Chávez, que voltou à Venezuela na segunda-feira após quase um mês de ausência.

"Graças à Rússia, seu governo e seu apoio, hoje sim temos uma Força Armada verdadeiramente armada! Que moral! Que mística! Felicitações!", afirmou no microblog Twitter enquanto acompanhava o desfile.

Ele também agradeceu o apoio do governo chinês: "Agradeço a República Popular da China pelo seu apoio para ter nossa Força Armada bem equipada e treinada", afirmou.

Carros blindados de rodas BTR-80, lança-foguetes, foquetes múltiplos GRAD de 122 milímetros, carros de combate T-72, helicópteros MI-17B-5, MI-35 e MI-26 de fabricação russa e os  caças Sukhoi SU-30-MK2 foram exibidos no principal ato pela comemoração do Bicentenário.

O desfile cívico militar foi aberto com soldados da maioria dos países latino-americanos e do Caribe e também de delegações da China, Rússia e Bielo-Rússia. Depois, desfilaram soldados do Exército, Marinha, Força Aérea, Guardia Nacional Bolivariana e Reserva Militar de Venezuela, segundo o jornal El Universal.

Acompanhado de vários chefes militares, Chávez, que se recupera de uma operação para a retirada de um câncer, deu ordem para o início do evento à distância, desde o palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.

Desfilaram 12.475 "combatientes bolivarianos, socialistas, revolucionarios y antiimperialistas entrenados, equipados y acompañados del poder popular y representantes de 21 países de la patria grande", afirmou o comandante do desfile, o General Carlos Alcalá, ao saudar Chávez com o já tradicional lema "patria socialista o muerte".

Ao ter a permissão de Chávez para iniciar o desfile,  na sua  condição de comandante em chefe da FANB, abriu o desfile a bordo de um obús autopropulsado 2S19 MSTA russo, de 152 milímetros.

No dia seguinte a seu retorno de Cuba, onde se submeteu à cirurgia, o líder do socialismo de Estado latino-americano saudou a nova independência da Venezuela, que, segundo ele, avançou sob o seu mandato desde sua primeira eleição, em 1998. De acordo com Chávez, essa nova independência seria em relação aos interesses multinacionais, das potências estrangeiras, da burguesia venezuelana.

"Viva a pátria, viva a independência, viveremos e venceremos, retorno para sempre", disse Chávez antes do início da parada militar que ocorreu pelo Paseo de los Próceres de Caracas, com a presença de ministros das Relações Exteriores de vários países da América Latina e dos presidentes uruguaio, José Mujica; paraguaio, Fernando Lugo, e boliviano, Evo Morales.

Chávez, de 56 anos, cumprimentou os presidentes presentes, assim como os primeiros-ministros de nações do Caribe e chanceleres do continente que assistiram às celebrações do Bicentenário.

Venezuela inicia nesta terça-feira "um novo lance na grande escalada em direção à cúpula da pátria socialista e humanista plena", o que exigiria "mil batalhas" para derrotar "em paz" os que "pretendem debilitá-la", disse via satélite no palácio presidencial, em transmissão em cadeia nacional de rádio e televisão. A multidão presente ao desfile foi em sua maioria trazida pelo governo desdde o interior do país e acompanhou o breve discurso de Chávez  na abertura em uma tela gigante.

DefesaNet

VENEZUELA 200 ANOS – Desfile Tropas Link

VENEZUELA 200 ANOS – Desfile de Blindados Link

VENEZUELA 200 ANOS – Desfile Aéreo Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter