04 de Julho, 2011 - 10:57 ( Brasília )

Geopolítica

Presidente Hugo Chávez chega à Venezuela, mostra TV estatal


O presidente venezuelano Hugo Chávez voltou a Caracas na madrugada desta segunda-feira, deixando Cuba, onde foi operado de um tumor canceroso, informou o próprio chefe de Estado à tv oficil VTV em uma ligação telefônica.

"Chegamos pelo amanhecer, com o sol saindo. Estamos muito felizes por estar em casa", afirmou Chávez, ao mesmo tempo em que a emissora exibia um vídeo do momento em que o presidente pisou novamente em terras venezuelanas, depois de passar quase um mês em Cuba.

Chávez, que desceu do avião com o braço esquerdo para o alto, foi recebido no aeroporto pelo vice-presidente, Elías Jaua, por seu irmão, Adán Chávez, e por vários ministros.

"Quase que Fidel sobe no avião", brincou o presidente, que chegou a cantar durante o desembarque.

O chefe de Estado venezuelano, que apareceu sorridente e animado no vídeo, foi operado em Cuba de um tumor maligno. Ele estava desde o início de junho em Havana se recuperando de uma primeira cirurgia por um abscesso pélvico.

"Estamos na mesma pátria. Cuba, Venezuela são a mesma pátria. Estou feliz", completou Chávez. "É o início do retorno. Estou sob rígido controle médico", explicou.

Chávez, que disse confiar plenamente na cura, terá uma celebração com a população nesta segunda-feira em uma cerimônia organizada na porta do palácio presidencial de Miraflores.

O presidente disse que não poderá assistir as celebrações do Bicentenário da Independência, previstas para terça-feira.