Rússia contabiliza em até US$140 bi as perdas com sanções e queda no petróleo

Uma queda nos preços do petróleo e sanções impostas pelo Ocidente por causa da crise na Ucrânia estão custando à Rússia até 140 bilhões de dólares por ano, disse o ministro das Finanças russo, Anton Sluanov, nesta segunda-feira.

"Estamos perdendo cerca de 40 bilhões de dólares ao ano por causa de sanções geopolíticas, e cerca de 90 bilhões a 100 bilhões de dólares por causa da queda dos preços do petróleo em 30 por cento", disse Siluanov em uma coletiva de imprensa.

"A principal questão que afeta o orçamento e a economia e o sistema financeiro: é o preço do petróleo e a queda nos fluxos monetários provenientes da vende de recursos energéticos."

O preço do petróleo caiu de 115 dólares para em torno de 80 dólares o barril em junho. A rubrica petróleo e gás corresponde a cerca de dois terços dos rendimentos com exportações da Rússia.

A economia russa deve crescer quase nada este ano, em que as sanções impostas pelos EUA e Europa devido à Ucrânia tiveram o efeito de afastar o investimento externo, exacerbando um desaquecimento já em curso.

O banco central da Rússia prevê que a economia ficará estagnada pelos três anos que compõem seu cenário base, resultado bem distante do crescimento nos primeiros anos do mandato do presidente Vladimir Putin.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter