30 de Junho, 2011 - 09:14 ( Brasília )

Geopolítica

Irã e Síria são principais apoios do terrorismo, dizem EUA


Irã e Síria são os "principais apoios do terrorismo", denunciou nesta quarta-feira John Brennan, o principal assessor sobre terrorismo do presidente americano, Barack Obama, durante a apresentação da nova estratégia antiterrorista americana. "Por esta razão vamos seguir utilizando todas as ferramentas de nossa política exterior para evitar que estes regimes e organizações ameacem nossa segurança nacional", afimou Brennan.

Segundo Brennan, os Estados Unidos admitem que "há vários países e grupos que apoiam o terrorismo e se opõem aos interesses americanos", disse Brennan durante uma conferência na Universidade Johns Hopkins. Tanto Irã como Síria apoiam o movimento xiita libanês Hezbollah, um grupo que os Estados Unidos qualificam de terrorista.

Os EUA condenaram recentemente em diversas ocasiões o governo sírio por sua brutal repressão contra os manifestantes que protestam contra o regime do presidente Bashar al-Assad. Os Estados Unidos e parte da comunidade internacional acusam o Irã de tentar adquirir armas atômicas se escondendo em um programa nuclear civil, o que Teerã sempre desmentiu.

O programa nuclear iraniano foi condenado por seis resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, quatro das quais incluem sanções econômicas e políticas. Estados Unidos e União Europeia também adotaram suas próprias sanções econômicas e políticas.