05 de Setembro, 2014 - 11:50 ( Brasília )

Geopolítica

Irã aprova cooperação com forças americanas contra Estado Islâmico


O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, aprovou nesta sexta-feira uma cooperação com os Estados Unidos, como parte da luta contra o Estado Islâmico (EI) no Norte do Iraque, informaram fontes de Teerã à BBC. Segundo os relatos, o aiatolá autorizou seu principal comandante militar a coordenar as operações com os americanos, forças iraquianas e curdas.

Qasem Soleimani, comandante da força Quds - braço extraterritorial da Guarda Revolucionária - seria designado para trabalhar com as tropas de combate, inclusive as americanas. Soleimani tem trabalhado ativamente junto com o Exército iraquiano para defender Bagdá de um ataque jihadista.

O Irã, dirigido por xiitas, considera os radiciais sunitas do EI como uma ameaça, mas já havia se manifestado contra qualquer "interferência" no país, inclusive a dos EUA. No mês passado, o presidente Barack Obama lançou ataques aéreos no Norte do Iraque, o que ajudou xiitas e forças curdas romperem o domínio do Estado Islâmico na área, informaram os relatórios.

Além disso, aviões americanos, britânicos, franceses e australianos enviaram ajudas para os iraquianos, indicando progresso nos esforços de Obama para persuadir aliados para se juntar à luta contra o Estado Islâmico.