08 de Agosto, 2014 - 10:40 ( Brasília )

Geopolítica

BREAKING NEWS - EUA bombardeiam posições do Estado Islâmico no Iraque


Caças americanos bombardearam na manhã desta sexta-feira posições do grupo Estado Islâmico nas proximidades de Irbil, capital da região autônoma curda no nordeste do Iraque. O ataque foi realizado por dois F-18 que decolaram do porta-aviões George Bush.

"Aviões militares americanos lançaram ataques contra a artilharia do Estado Islâmico. A artilharia foi usada contra forças curdas que defendiam Erbil, perto dos funcionários americanos", declarou o contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, no Twitter.

Ainda segundo nota do Pentágono, os jihadistas avançavam contra forças curdas que defendem Irbil, onde há um consulado americano e onde estão dezenas de assessores militares dos EUA.

Esse é a primeira ação militar americana no Iraque desde que o presidente Barack Obama declarou o fim oficial da guerra no país, em 2011. Os ataques foram autorizados na noite de quinta-feira pelo presidente, que também deu sinal verde para entrega de ajuda humanitária a milhares de integrantes de minorias religiosas que estão isolados pelo grupo em montanhas da região curda.

Relutante em enviar tropas norte-americanos para Oriente Médio novamente após custosas guerras no Iraque e Afeganistão, Obama disse ter aprovado um limitado uso do poderio aéreo para proteger pessoal dos EUA caso os militantes do Estado Islâmico continuem a se aproximar de Arbil.

Os Estados Unidos começaram a lançar suprimentos de ajuda humanitária por via aérea para membros da minoria yazidi em fuga da perseguição de militantes islamitas no Iraque, mas não havia sinais de ataques aéreos dos EUA destinados a interromper o avanço dos combatentes do Estado Islâmico.