21 de Junho, 2011 - 12:26 ( Brasília )

Geopolítica

Líbia - Otan defende sua credibilidade frente às perdas civis na Líbia


BRUXELAS, 21 Jun 2011 (AFP) -A Otan toma todas as precauções possíveis para evitar as perdas civis na Líbia, assegurou a organização nesta terça-feira, rejeitando que este tipo de erro ponha em dúvida sua credibilidade, como havia afirmado o chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini.

"Nossa reputação e nossa credibilidade não foram colocadas em questão", declarou o tenente-coronel Mike Bracken, porta-voz da missão "Protetor Unificado" na Líbia comandada pela Otan.

"O que é questionável é o uso de escudos humanos por parte do regime de Muamar Kadhafi e os disparos de mísseis a partir de mesquitas", acrescentou o porta-voz em uma teleconferência com a imprensa em Bruxelas a partir do quartel-general de Nápoles (Itália).

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmou na segunda-feira que a Otan "coloca em jogo a sua credibilidade" frente as perdas civis.

A Aliança Atlântica envolveu-se em vários incidentes polêmicos nos últimos dias.

A organização reconheceu que matou por engano vários civis no domingo em um ataque noturno em Trípoli, mas assegurou ter atacado um "alvo militar legítimo" na segunda-feira a oeste da capital, uma ação que, segundo as autoridades líbias, deixou 15 mortos, entre eles três crianças.

lth-app.zm/dm