20 de Junho, 2011 - 11:42 ( Brasília )

Geopolítica

China realiza manobras navais perante tensão com Vietnã e Filipinas


A imprensa oficial chinesa informou das manobras militares em suas águas territoriais, que incluíram testes de mísseis, no meio da crescente disputa com o Vietnã e Filipinas pela soberania das ilhas no Mar do Sul da China, publicou nesta segunda-feira o independente South China Morning Post.

O Diário do Exército de Libertação Popular informou de práticas de retirada de minas, enquanto o Diário da Juventude da China reportou disparos de testes por parte de navios com mísseis, entre outras manobras, cuja localização exata não foi detalhada.

O fato de que a imprensa chinesa relatou estes exercícios mostra, segundo analistas citados por South China Morning Post, que a China quer chamar a atenção de seus vizinhos no sul, perante a onda de tensões em torno dos arquipélagos das Spratly e Paracel.

"Querem enviar o sinal que se estão preparando para qualquer possibilidade, em resposta às recentes ações de perfil alto empreendidas pelas Filipinas e Vietnã", destacou Wong Dong, presidente da Associação Internacional Militar de Macau, citado pelo jornal.

Além disso, China enviou em "visita de cortesia" a Cingapura um de seus maiores patrulheiros civis, o "Haixun 31", atualmente assaltado no porto dessa nação sul-asiática após passar precisamente pela zona disputada.