OTAN reforça Patrulhas Aéreas no Báltico, Polônia e Romênia

Fonte OTAN

Caças  da Polônia, Reino Unido, Dinamarca e França assumiram a responsabilidade de patrulhas aéreas  sobre os estados Bálticos  Estônia, Latvia e Lituânia em 1º de Maio  como parte das ações coordenadas pelos Aliados em Abril.

Caças  do Canadá partiram para a Romênia  como uma medida da OTAN para  apoiar os Aliados na Europa Central e Oriental.

Uma cerimônia ocorreu, no dia 30 Abril 14, na Base Aérea de Siauliai, Lituânia quando os Estados Unidos passaram a responsabilidade  pelas missões à Polônia, Reino Unido, Dinamarca e França.

Estes quarto países assumiram oficialmente a responsabilidade, em 1 Maio 14. Os Estados Unidos lideraram as operações, de 1 Janeiro a  30 Abril 14. A Polônia liderará as operações com a participação de 4 caças MiG-29. Eles serão apoiados por 4 caças  Typhoon britânicos. Os poloneses e britânicos operarão desde a aérea de Siauliai,  Lituânia.
 
Quatro caças F-16 da Dinamarca iniciaram patrulhas desde a Base Aérea de Amari, na Estônia. E complementando quatro caças Rafale franceses operarão desde a Base Aérea de Malbork, Polônia. Os quatro países realizarão patrulhas aéreas por um período de quatro meses.

Seis caças canadenses CF-18 estão baseados na Romênia, como parte do esforço do Aliados na Europa Central e Oriental.

Nos dez anos passados, os países membros da OTAN têm enviado seus caças em missão de patrulhas aéreas para policiar o espaço aéreo dos países Bálticos:  Estônia, Latvia e Lituânia não possuem aeronaves de caça para sua proteção.

As missões de patrulha da OTAN garantem a Segurança e a integridade do espaço aéreo em uma sistema 24/7. As ações dos Aliados são por um período de rotação de quatro meses. As Forças Aliadas têm tradicionalmente deslocado quatro caças para cada rotação, entretanto com a questão da Ucrânia a OTAN aumentou a sua presença.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter