02 de Maio, 2014 - 09:45 ( Brasília )

Geopolítica

Ucrânia iniciou operação para retomar Slaviansk

Governo de Kiev confirmou ações militares no sudoeste da Ucrânia. Um helicóptero teria sido abatido, causando uma morte.

As forças armadas ucranianas começaram nesta sexta-feira (2/05) uma operação militar em Slaviansk, no sudoeste da Ucrânia, para retomar o controle da cidade, segundo informaram veículos da imprensa russa e ucraniana. Os milicianos pró-russos abateram dois helicópteros, em que um dos pilotos teria morrido e outro teria sido capturado, de acordo com o presidente da câmara da cidade, Viacheslay Ponomariov.

O líder das chamadas Forças de Autodefesa, Igor Strelkov, disse que a cidade está bloqueada pelas tropas ucranianas, e que na ofensiva foram usados 20 helicópteros. Slaviansk está sendo controlada há mais de duas semanas por milícias pró-russas.

"Os acessos estão cortados, e de todas as direções estão chegando veículos blindados e soldados (...) Eles [ucranianos] utilizaram 20 helicópteros de combate e transporte de tropas. O inimigo bloqueou a cidade por completo, as entradas e as saídas", disse Strelkov ao canal de televisão russo Rossia 24.

Outros meios de comunicação afirmam que, além de tiros e explosões, foi ouvida uma sirene de alerta na cidade. Um porta-voz dos pró-russos disse à agência de notícias RIA Novosti que o "ataque está visando vários pontos de controle ao mesmo tempo". Já teriam sido registrados vários feridos entre as tropas pró-russas. O governo de Kiev ainda não confirmou a operação e os meios de comunicação ucranianos relatam os acontecimentos através das informações das agências russas.

O Ministério russo do Exterior advertiu na quinta-feira as autoridades de Kiev que uma ofensiva poderia trazer"consequências catastróficas".