OTAN Defende a Acuracidade das Imagens de Satélite

Fonte NATO – OTAN

Mons, Bélgica -O Supreme Headquarters Allied Powers Europe, SHAPE (Quartel  Supremo das Forças Aliadas Europa),  defendeu a  acuracidade das imagens que foram divulgadas à imprensa  na quinta-feira, 10 ABR 14. As imagens divulgadas pelo SHAPE foram coletadas pela constelação de satélites DigitalGlobe, entre as datas demarco e Abril de 2014. As imagens não são secretas (unclassified) e são obtidas comercialmente  do arquivo da DigitalGlobe. O SHAPE não editou ou alterou as imagens antes de sua divulgação.

Oficias russos mencionados por vários órgãos de comunicação alegaram que estas imagens  eram de Agosto de  2013, e que mostram exercícios militares realizados naquele período.

O SHAPE divulgou imagens adicionais  junto com as que foram divulgadas anteriormente, para melhor informar e mostrar claramente que as afirmações russas são terminantemente falsas. Estas imagens, também obtidas via os satélites da DigitalGlobe, e podem ser obtidas comercialmente. Mostram as mesmas áreas antes e após a mobilização militar.
 
As fotografias muitas de 2013, e outras do início de 2014, mostram que estas áreas estavam desocupadas antes de Março de 2014. Não há atividades militares nestas areas em 2013 ou início de 2014.

Quando comparadas as fotos divulgadas pelo SHAPE, fica claro que a mobilização militar ocorreu após o início de Março de 2014.

O SHAPE permanece firme  na afirmação que as forças russas próximas às fronteiras da Ucrânia alcançam 35.000 a 40.000 soldados e estão equipadas com: veículos blindados, carros de combate, aeronaves militares de combate, unidades de logística e  artilharia. Estas forças estão desestabilizando a região

É por essa razão que o  Conselho do Atlântico Norte (North Atlantic Council) tem repetidamente solicitado que a  Rússia, controle a situação e “desescale” a situção com a retirada de suas tropas com a fronteira com a Ucrânia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter