13 de Junho, 2011 - 10:25 ( Brasília )

Geopolítica

Tanques sírios se enfrentam, conta refugiado na Turquia


Turquia, 13 Jun 2011 (AFP) -Um habitante de Jisr al Chughur que se refugiou na Turquia assegurou à AFP ter visto tanques sírios se enfrentando entre si no domingo, durante a tomada desta cidade no norte da Síria, engrossando a lista de testemunhos que falam de uma divisão interna no exército sírio.

"Os soldados (sírios) estão divididos. Quatro tanques desertaram e os outros tanques começaram a disparar contra eles", explicou Abddullah, um sírio de 35 anos que se encontrava no domingo em Jisr al Shugur, de onde conseguiu fugir para a Turquia em busca de comida.

Jisr al Shughur se encontra a 40 km da fronteira turca.

"Escapei quando começavam a disparar uns contra os outros. Não sei se destruíram as pontes. Antes disso, ninguém havia disparado contra as pontes, que é por onde passam os tanques", acrescentou.

"Primeiro cercaram a cidade com tanques, começaram a disparar do lado de fora com metralhadoras, armas pesadas. Depois entraram dizendo que havia gente deles dentro da cidade, mas não havia. A cidade estava vazia", acrescentou.

Outro refugiado sírio na Turquia, Ali, de 27 anos, já havia dito no domingo que havia conflitos dentro do exército sírio.

"Há uma separação no exército e um grupo tenta proteger o povo", explicou.

Abddullah explicou ainda que as forças de segurança sírias conseguiram chegar a 6 km da fronteira turca.

"Queimaram colheitas, mataram cabras e vacas. Na cidade, as lojas foram saqueadas, não resta mais nada. As portas foram arrebentadas. Bombardearam a prisão, dispararam contra mesquitas. Os prédios públicos também foram atacados", contou ainda.