18 de Janeiro, 2014 - 12:00 ( Brasília )

Geopolítica

Maduro se reunirá com presidente do Irã para aprofundar relações


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira que "muito em breve" se reunirá com seu colega iraniano, Hassan Rohani, para aprofundar as relações estratégicas, ao falar sobre a visita do vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Majid Tajt Ravanchi, ao país sul-americano.

Maduro afirmou que receberá o vice-chanceler iraniano, que é portador de várias cartas remetidas ao líder venezuelano por Rohani.

"Dentro de alguns minutos, estará aqui o vice-chanceler da República Islâmica do Irã e junto com o chanceler (venezuelano), Elías Jaua, vamos recebê-lo agora de noite", disse o chefe de Estado venezuelano após finalizar um Conselho de Ministros no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.

"Ele traz cartas do presidente Hassan Rohani de nossa irmã República Islâmica do Irã e envio uma saudação ao presidente Rohani, muito em breve vamos nos encontrar para continuar aprofundando as relações estratégicas", enfatizou Maduro.

O vice-ministro iraniano se encontra desde a última quinta-feira em visita oficial na Venezuela, segundo a imprensa local, para "consolidar relações de amizade e cooperação" e já manteve reuniões com o chanceler Jaua.

No dia 12 de janeiro, o Irã informou que Ravanchi visitaria neste mês Cuba, Venezuela e Bolívia, países latino-americanos que possuem boas relações com o Irã.

A viagem de dez dias tem como objetivo "ampliar as relações com esses países em vários campos, manter consultas sobre assuntos políticos e tratar sobre temas de atualidade, inclusive a questão nuclear", disse então o vice-ministro iraniano.