31 de Maio, 2011 - 12:47 ( Brasília )

Geopolítica

Irã bloqueia espaço aéreo durante viagem de Merkel à Índia


O Irã se recusou brevemente a permitir que o avião da chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, atravessasse o espaço aéreo do país a caminho da Índia, obrigando a aeronave a sobrevoar a Turquia durante quase duas horas antes de ter permitida sua passagem.

Merkel, a mais recente de uma série de líderes mundiais a viajar à Índia em busca de negócios com a terceira maior economia da Ásia, pousou com segurança, mas o ministro alemão de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, convocou o embaixador iraniano na Alemanha para uma conversa após o incidente.

"Estou muito contente de ter chegado aqui com segurança", disse Merkel em coletiva de imprensa conjunta com o premiê indiano, Manmohan Singh.

"Nós nunca tivemos uma experiência como essa antes", acrescentou o porta-voz de Merkel, Steffen Siebert.

A Alemanha, junto com os Estados Unidos e outras potências do Ocidente, estão em desacordo com o Irã por conta do polêmico programa nuclear iraniano.

A União Europeia estendeu significativamente as sanções à República Islâmica na semana passada, indicando a crescente frustração sobre a falta de progresso nas negociações nucleares com a República Islâmica.