12 de Setembro, 2013 - 11:32 ( Brasília )

Geopolítica

Ilhas Senkaku continuam sendo alvo de disputa entre Japão e China

O Japão reafirmou nesta quarta-feira, 11 de setembro de 2013, a sua soberania sobre o disputado arquipélago das ilhas Senkaku, entre Japão e China.

Leticia Constant

A nacionalização das ilhas Senkaku, um pequeno arquipélago no Pacífico disputado pelo Japão e pela China, está completando um ano esta semana. A data deixou os dois lados em estado de alerta.

A correspondente em Tóquio, Claudia Sarmento, explica que o aniversário da nacionalização elevou a tensão na região; os japoneses reforçaram a vigilância em torno das ilhas e disseram que estão prontos para defender o território, que pertence oficialmente ao Japão mas é reivindicado pela China.

Claudia explica que Pequim também mantém navios na área e já entrou várias vezes em águas territoriais japonesas.

Nesta quinta-feira, o destaque em todos os jornais nipônicos é uma declaração do Departamento de Estado americano. O vice-secretário, William Burns, reafirmou o apoio dos Estados Unidos ao Japão na questão das Ilhas Senkaku. Washington e Tóquio têm um pacto de segurança muito claro: se os japoneses forem atacados, os militares americanos estacionados no Pacífico devem defendê-los. Essa declaração do Departamento de Estado fortalece o primeiro-ministro Shinzo Abe.