27 de Agosto, 2013 - 09:44 ( Brasília )

Geopolítica

Militares dos EUA estão prontos para agir na Síria se solicitados, diz Hagel

Ocidente avisa oposição Síria que ataque virá em dias, dizem fontes

O Exército dos EUA está pronto para agir imediatamente caso o presidente Barack Obama ordene uma ação contra a Síria em resposta a um ataque com armas químicas, disse o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, em entrevista à rede de TV BBC, nesta terça-feira.

"Nós movimentamos recursos para sermos capazes de cumprir com qualquer opção que o presidente deseje tomar", disse Hagel durante uma viagem a Brunei, de acordo com uma transcrição parcial fornecida pela BBC.

Questionado se os militares dos EUA estavam prontos para responder já, Hagel disse: "Estamos prontos para ir".

Potências ocidentais avisaram a oposição síria para esperar um ataque contra as forças do presidente Bashar al-Assad dentro de alguns dias, de acordo com fontes que participaram de uma reunião entre enviados e a Coalizão Nacional Síria, de oposição, em Istambul.

"A oposição foi avisada em termos claros que uma ação para impedir futuro uso de armas química pelo regime Assad pode acontecer nos próximos dias, e eles ainda devem se preparar para as conversas de paz em Genebra", disse à Reuters uma das fontes presentes ao encontro de segunda-feira.

Phil Stewart/Khaled Oweis