24 de Agosto, 2013 - 11:00 ( Brasília )

Geopolítica

Dominó Árabe - Próxima reunião militar internacional na Jordânia sobre guerra na Síria


Os chefes de Estado Maior de vários países ocidentais e muçulmanos, entre eles os dos Estados Unidos e Arábia Saudita, se reunirão em breve na Jordânia para examinar as consequências do conflito na Síria, anunciou na sexta-feira à noite uma autoridade da Jordânia.

A reunião será realizada por iniciativa do chefe do Estado Maior jordaniano, Mechaal Mohamed el Zeben, e do chefe do Centcom, o comandante norte-americano encarregado de 20 países do Oriente Médio e da Ásia central, o general Lloyd Austin, afirmou este responsável não identificado do comando das forças armadas jordanianas citado pela agência oficial Petra.

"Participarão (dela) o general Dempsey, chefe do Estado Maior interarmas, assim como os chefes de Estado Maior da Arábia Saudita, Qatar, Turquia, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Canadá", informou.

Esta reunião "será uma ocasião para os países irmãos e amigos examinarem os temas relativos à segurança na região, como as repercussões da crise síria, além dos meios de cooperação militar para garantir a segurança da Jordânia", acrescentou este responsável, cujo país teme um contágio do conflito sírio ao reino.