31 de Julho, 2013 - 11:42 ( Brasília )

Geopolítica

Ulchi Freedom Guardian 2013 - Coreia do Norte alerta sobre aumento da tensão


A Coreia do Norte advertiu nesta quarta-feira sobre a possibilidade de um novo aumento da tensão diante do próximo exercício militar anual entre as forças conjuntas dos Estados Unidos e Coreia do Sul, previsto para ocorrer em meados de agosto em território sul-coreano.

"Se o exercício for realizado, a conjuntura na região passará a ser imprevisível e ficará à beira da guerra", sentenciou um artigo do jornal Rodong, que pertence ao Partido dos Trabalhadores, braço político do regime de Kim Jong-un.

A Coreia do Sul e EUA planejam realizar em meados de agosto - a data exata ainda não foi divulgada - as manobras "Ulchi Freedom Guardian" ("Guardião da Liberdade Ulchi", em livre tradução) para melhorar a defesa coordenada frente à ameaça da Coreia do Norte.

Este exercício anual, baseado em simulacros de guerra real e assistido por computador, estará orientado a reforçar a operabilidade, a logística e os trabalhos de inteligência entre os dois exércitos e simulará, entre outros casos, a neutralização de armas de destruição em massa norte-coreanas.

O Ulchi Freedom Guardian, que Seul e Washington realizam anualmente há quatro décadas, é objeto de constantes ameaças da Coreia do Norte, que considera tais exercícios como um ensaio de guerra contra seu país.

De fato, no último domingo, o governo norte-coreano já advertiu que a península coreana assumirá um "estado de catástrofe" se o exercício for realizado novamente neste verão.