25 de Maio, 2011 - 10:25 ( Brasília )

Geopolítica

ONU não estabelecerá um Estado palestino, diz Obama em Londres

Ao lado de premiê britânico, líder dos EUA reafirma que a única forma de os palestinos terem um Estado é pelo diálogo com Israel

No segundo dia de sua viagem à Grã-Bretanha, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que a Organização das Nações Unidas não "produzirá um Estado palestino", em referência à intenção da liderança palestina de buscar reconhecimento para um Estado durante a Assembleia das Nações Unidas, em setembro.

Durante coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, o líder americano reafirmou que a única forma de os palestinos alcançarem um Estado é por meio de negociações com Israel.

A coletiva posterior a um pronunciamento conjunto foi feita depois de os dois líderes se reunirem na manhã desta quarta-feira em Londres, na qual discutiram o conflito líbio, a situação no Afeganistão e as revoltas no mundo árabe.

À tarde, por volta das 14h30 (11h30 de Brasília), o presidente americano pronunciará um discurso durante uma sessão especial das duas câmaras do Parlamento britânico. Às vésperas da cúpula do G8, a fala de Obama nesta quarta-feira é de especial interesse para os europeus.

*Com AP e AFP