24 de Maio, 2011 - 10:50 ( Brasília )

Geopolítica

Explosão em refinaria durante visita de Ahmadinejad deixa 1 morto


Pelo menos uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas após uma explosão acidental registrada em uma refinaria de Abadan, no sudoeste do Irã, durante a visita do presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, que escapou ileso, informou a agência local Fars.

Segundo a agência local Mehr, a explosão foi acidental e gerou um enorme incêndio, assim como a expulsão de um grande volume de gases tóxicos, que formaram uma espessa coluna de fumaça que se estendeu por grande parte da localidade de Abadan.

A explosão obrigou a evacuação dos trabalhadores e motivou a intervenção dos bombeiros, que conseguiram controlar as chamas. Já a agência Fars assinalou que a explosão se deveu a "problemas técnicos" e indicou que Ahmadinejad manteve o planejamento e pronunciou o discurso que havia programado.

A explosão, que pode ter ocorrido após um vazamento de gás, aconteceu quando o presidente inaugurava a terceira fase de produção de gasolina na refinaria.

Ahmadinejad assumiu há duas semanas a pasta de petróleo em meio ao protesto dos grupos conservadores e após uma queda de braço pelo poder com o líder supremo da revolução, o aiatolá Ali Khamenei.