23 de Maio, 2011 - 10:05 ( Brasília )

Geopolítica

Paquistão: base de Força Aérea é alvo de "ataque terrorista"


Uma base aérea paquistanesa em Karachi foi alvo neste domingo de um "ataque terrorista", declarou à AFP uma autoridade do Ministério provincial do Interior. "É um ataque terrorista, mais de dez terroristas estão lá dentro. Eles atacaram uma base aérea da Marinha nacional situada dentro da base da Força Aérea", declarou Sharfuddin Memon, um alto funcionário do Ministério provincial do Interior.

"Um dos quatro aviões estacionados na base foi danificado", acrescentou. Explosões e disparos tinham sido ouvidos de dentro da base nesta cidade do sul do Paquistão, país assolado por recorrentes ataques terroristas dos talibãs aliados da Al-Qaeda neste domingo, segundo um jornalista da AFP no local. "Ouvimos várias explosões no interior e o tiroteio continua", disse Aslam Kahn, oficial da polícia da cidade de 18 milhões de habitantes, capital econômica do Paquistão.

O jornalista da AFP viu chamas e fumaça saindo da base militar, enquanto seguiam os disparos. Os talibãs paquistaneses aliados à Al-Qaeda, que realiza uma campanha de atentados suicidas e ataques que deixou cerca de 4,4 mil mortos em quase quatro anos em todo o país, juraram vingar a morte de Osama bin Laden, morto no dia 2 de maio no norte do país por um comando americano.