27 de Maio, 2013 - 09:49 ( Brasília )

Geopolítica

Dominó Árabe - Reino Unido defende retirada de embargo de armas a rebeldes sírios


O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, afirmou nesta segunda-feira que retirar o embargo de armas europeu à oposição síria enviaria um claro sinal ao regime de Bashar al-Assad, que tem que negociar seriamente uma solução para o conflito. Hague fez a afirmação em sua chegada ao conselho de ministros de Relações Exteriores da União Europeia realizado nesta segunda-feira em Bruxelas.

"É importante mostrar que estamos dispostos a alterar nosso embargo de armas, para que o regime de Assad receba um sinal claro de que tem que negociar a sério", disse o secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague.

Os 27 países do bloco dedicam sua reunião a abordar a situação da Síria e o possível levantamento do embargo de armas contra esse país, como propõem Reino Unido e França, enquanto outros membros do bloco como a Áustria, se opõem a isso.

O tempo pressiona para a tomada de uma decisão a respeito na UE, já que no dia 31 de maio termina todo o regime de sanções em vigor contra a Síria.