27 de Março, 2013 - 16:30 ( Brasília )

Geopolítica

O Rato Que Ruge - Coreia do Norte pode ter manipulado foto para "aumentar ameaça"


Imagens de embarcações norte-coreanas durante um exercício militar que foram divulgadas pela mídia estatal do país e amplamente reproduzidas pela mídia internacional na terça-feira podem ter sido manipuladas com o objetivo de que a frota parecesse mais intimidadora do que realmente é, informa o jornal britânico The Guardian nesta quarta-feira.

Segundo o Guardian, a imagem difundida pela agência norte-coreano KCNA mostra aerodeslizadores que foram manipulados digitalmente. A imagem mostra os veículos chegando na praia em um local não identificado da Coreia do Norte durante exercício datado para segunda-feira.

De acordo com Alan Taylor, da revista Atlantic, alguns dos oito aerodeslizadores que aparecem na foto são clones digitais. Taylor diz que pelo menos dois deles foram simplesmente copiados e colados. Os veículos manipulados teriam bordas suaves, falta de sequência visível e incongruências de cor.

A mídia da Coreia do Norte é seguidamente acusada de manipular imagens antes de distribuí-las para o exterior. Como se trata da única fonte para a maioria das imagens oriundas do país, é difícil precisar a legitimidade do material difundido pela KCNA. Em dezembro de 2011, durante o funeral do antigo líder Kim Jong-il, também surgiram suspeitas de que imagens foram manipuladas.