26 de Março, 2013 - 09:14 ( Brasília )

Geopolítica

Tambores de Guerra - Coreia do Norte anuncia "postura de combate" e ameaça alvos americanos


A Coreia do Norte anunciou que seu Exército entrou em "postura de combate" nesta terça-feira e ameaça atacar as ilhas de Guam e do arquipélago do Havaí, pertencentes aos Estados Unidos, além do próprio território continental, e também a Coreia do Sul.

"O alto comando do Exército da República Popular da Coreia declara que todas as tropas de artilharia, incluindo unidades de foguetes estratégicas de longo alcance, estão para ser colocadas no status classe A de prontidão de combate”, e terão como alvo bases do inimigo Estados Unidos, reproduziu a Korean Central News Agency (KCNA).

"Mostraremos a dura reação do nosso Exército e do nosso povo para proteger através de ações militares nossa soberania e a mais alta dignidade", acrescenta a nota. Horas antes, a agência destacava que Kim Jong-un dirigiu pessoalmente exercícios de defesa com fogo real no litoral leste do país.

Trata-se da última ameaça belicista norte-coreana desde o início dos exercícios militares conjuntos das forças americanas e sul-coreanas no início deste mês. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que não verificou sinal de ação iminente por parte do regime de Pyongyang, mas irá monitorar a situação.

Apesar disso, o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Kwan-jin, instou hoje as tropas a responderem com firmeza a qualquer agressão, durante o ato de recordação do terceiro aniversário do afundamento da embarcação Cheonan, que causou 46 mortes e que Seul atribui a Pyongyang.

A Coreia do Norte já ameaçou os Estados Unidos e a Coreia do Sul com um ataque nuclear, apesar de analistas na acreditarem na capacidade norte-coreana de atingir o território americano com uma bomba atômica – as bases militares de Washington no Pacífico, no entanto, estão dentro do alcance dos mísseis de Pyongyang.

Com informações das agências Sky News, Reuters e EFE