14 de Março, 2013 - 11:10 ( Brasília )

Geopolítica

Assembleia da China nomeia Xi Jinping como o novo presidente


O secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, foi nomeado nesta quinta-feira o novo presidente do país, enquanto o reformista Li Yuanchao será o novo vice-presidente.

Os deputados da Assembleia Nacional Popular (o Legislativo chinês) deram o sinal verde a essas nomeações em uma votação realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim, durante a reunião anual do organismo.

Xi, cuja nomeação como chefe de Estado já ficara garantida em novembro, quando ele se tornou o secretário-geral do PCCh, viu sua designação corroborada por 2.952 votos a favor, três abstenções e apenas um voto contra.

Em favor de Li como vice-presidente se pronunciaram 2.839 deputados, enquanto 80 votaram contra, sendo que dois deles preferiam o conservador Liu Yunshan, outro candidato bem cotado para ocupar o cargo.

Os deputados aprovaram também a nomeação de Xi como chefe das Forças Armadas, com o que o novo dirigente completa o controle dos três braços do poder no país: o Estado, o Partido e o Exército.

Previamente, a Assembleia também confirmara a nomeação de Zhang Dejiang, "número três" do PCCh, como presidente do Legislativo.

Na sexta-feira será votada a nomeação do primeiro-ministro, cargo que corresponderá a Li Keqiang, "número dois" do Partido e até agora vice-primeiro-ministro.