COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Aviação

15 de Fevereiro, 2013 - 10:55 ( Brasília )

SAAB – Assina Acordo de U$D 8,5 Bi para o desenvolvimento e produção do Gripen NG

SAAB assina acordo para a nova geração do caça Gripen E recebe contrato de desenvolvimento. O Projeto Gripen NG passa oficialmente a ser chamado Gripen E/F.


Informe distribuído pela SAAB - 15 JAN 13


A empresa de Defesa e Segurança SAAB assinou um acordo com a Administração de Material de Defesa (FMV) relacionado ao caça  Gripen E. O acordo  inclui o desenvolvimento e modificação do Gripen E para a Suécia durante o período 2013-2026, e a possível encomenda do Gripen E da Suíça. A FMV também anunciou um investimento inicial  no desenvolvimento  SEK 2,5 bilhões e coroas suecas (400 milhões de dólares) , para o período de 2013-2014. Demais contratos da Suécia são esperados em  2013-2014. O total de contraltos relacionados a este desenvolvimento podem alcançar  um total de  SEK 47,2 bilhões de coroas suecas ( 8,5 Bilhões de dólares).


O Parlamento sueco, com uma grande maioria, decidiu que a Suécia adquirirá o Gripen E. O acordo assinado prevê as entregas iniciais do Gripen E para a  Força Aérea da Suécia em 2018.

O acordo com a  FMV inclui várias partes. A primeira parte, assinada hoje, relaciona-se ao Desenvolvimento do Gripen E, no período 2013-2014 e alcança  SEK 2, 5 bilhões de coroas suecas. As demais partes do acordo são como segue:

  • Trabalho de Desenvolvimento do Gripen E para a Suécia SEK 10,6 bilhões – esperado para o primeiro quadrimestre de 2013.
  • Modificação de 60 Gripen C ao padrão Gripen E com as primeiras entregas para a Suécia, em 2018 – esperada para o quarto trimestre de 2013, no mais tardar.
  • Equipamentos de missão e apoio e manutenção para o Gripen E para a Suécia, com entregas iniciais em 2018 – esperado para o quarto trimestre de 2014, no mais tardar.
  • Na Suíça, a possível aquisição de 22  caças Gripen E está para ser aprovada pelo Parlamento. O acordo prevê a entrega de 22 “brand new” caças Gripen E, e equipamentos relacionados à Suíça, se a Suíça decidir adquirir o Gripen E.

Todos os contraltos em discussão incluindo a possível encomenda da Suíça , via FMV, alcança um valor  de aproximadamente SEK 47,2 bilhões de coroas suecas, e serão lançados quando cada contrato for recebido.

O acordo inclui direitos para a FMV – condicionado a certos pré-requisitos – de cancelar no total ou parcialmente. Se tal acontecer, a SAAB tem o direito de ser compensada  pelos investimentos realizados e os custos associados a descontinuação. O acordo também inclui detalhes se a Suíça decidir adquirir ou não o Gripen E.

“Este é um evento histórico para a SAAB. Nós estamos orgulhosos em continuar a fornecer aeronaves de caça de qualidade mundial para a Força Aérea Sueca. O Gripen é de longa data a coluna vertebral da Força Aérea Sueca, assim como de vários outros países. O próximo passo também cria mais oportunidades no mercado de exportação por muitos anos. Nosso atuais clientes que operam o caça Gripen C/D  terão a vantagem de incorporar muitos dos desenvolvimentos nos futuros upgrades,” afirmou o presidente e CEO da SAAB, Håkan Buskhe.

“Nós estamos agora iniciando uma fase de teste e desenvolvimento  que ocupará muitos dos nosso atuais colaboradores. Nós também antecipamos  que teremos a necessidade de contratar. A produção será na Suécia, com fornecedores em vários países,” diz Lennart Sindahl, responsável pelos negócios  Aeronáuticos da SAAB, e complementa:

“Com o acordo nós continuaremos  a desenvolver o exitoso conceito do Gripen, como nossos próprios e inovadores projetos assim como nossos softwares combinados  com diferentes subsistemas de fornecedores de todo o mundo.”

O Gripen E tem uma capacidade substancialmente incrementada quando comparado  ás prévias edições. O caça está baseado no mesmo inteligente projeto  com soluções  tecnológicas, as quais leva a considerável economia quando comparados a outras alternativas. O Gripen E tem um motor mais potente com a capacidade de operar por um período maior e levar mais armas  e carga paga. Novo radar, sistemas de apresentação de dados no cockpit aperfeiçoados e avionica moderna (eletrônica da aeronave) reforçam a capacidade de realizar com sucesso as mais diferentes missões. Os passos  tecnológicos, que tem sido dados com o  programa do demonstrador Gripen 39-7 E/F, cuja aeronave realizou mais de  250 horas de voa, na Suécia, reino Unido, Índia e Suíça entre outros países desde 2008.

Através da modernização  de ambos, hardware e software, o Gripen E torna-se um Sistema Moderno, que terá facilitado as próximas etapas de modernização no futuro.

SAAB atua no Mercado global com produtos de qualidade, serviços e soluções para os mercados de defesa militar e segurança civil. A SAAB tem operações e empregados  em todo os continentes e constantemente desenvolve, adapta e aperfeiçoa novas tecnologias par atende à evolução das necessidades dos clientes.

 


Outras coberturas especiais


UNODC

UNODC

Última atualização 19 SET, 12:30

MAIS LIDAS

F-X2