Boeing e Embraer colaboram em segurança de voo

São José dos Campos, 18 de dezembro de 2012– Embraer S.A. e Boeing anunciaram hoje um conjunto compartilhado de Ferramentas de Apoio à Consciência Situacional para Pousos (Runway Situation Awareness Tools), para a redução de saídas de pista (runway excursion),  aprofundando a colaboração entre duas das maiores empresas aeroespaciais do mundo.

Para reduzir de forma significativa as saídas de pista no curto prazo, a Embraer e a Boeing fornecerão aos seus clientes novos procedimentos de pilotagem e um vídeo de treinamento sobre a execução do pouso. No longo prazo, as empresas colaborarão também no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para a cabine de pilotagem, a fim de aperfeiçoar as informações disponíveis ao piloto no momento da aproximação e aterrissagem. Baseadas na análise de dados de incidentes ocorridos, a Embraer e a Boeing acreditam que as estratégias para a redução de saídas de pista das Ferramentas de Apoio à Consciência Situacional para Pousos poderiam ser utilizadas por pilotos de qualquer tipo de aeronave comercial, contribuindo assim para a segurança do setor como um todo.

"A saída de pista é uma das três principais causas de acidentes na aviação. Um conjunto sólido de procedimentos, treinamento e novas tecnologias reduzirá este tipo de evento de forma representativa", disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. "Este é mais um resultado do bem-sucedido esforço conjunto entre Boeing e Embraer na área de tecnologia, com ganhos importantes para os nossos clientes da Aviação Comercial.”

"Novos procedimentos, treinamento e tecnologias para os pilotos representam formas efetivas e práticas para eliminar saídas de pista para os clientes da Boeing e da Embraer", disse Ray Conner, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. "Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Embraer para apoiar nossos clientes e fortalecer ainda mais a segurança no setor.”

O setor global de aviação comercial reduziu de forma significativa incidentes e acidentes nas últimas décadas. Entretanto, as saídas de pista ainda preocupam. Entre 2002 e 2011, saídas de pista envolvendo a frota global representaram 15 de um total de 79 acidentes graves, resultando em mais de 780 fatalidades.
 
A colaboração na área de segurança de aeronaves comerciais durante os procedimentos de pouso e decolagem é mais um avanço sobre o anúncio feito em abril deste ano, de que Boeing e Embraer colaborariam a fim de agregar valor tanto para as empresas quanto para seus clientes.Embraer e Boeing também anunciaram parcerias para os programas das aeronaves de defesa KC-390 e Super Tucano da Embraer, e estão trabalhando juntas para promover o fornecimento de biocombustíveis para a aviação.

Sobre a Embraer

A Embraer S.A. é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Para mais informações, visite o site www.embraer.com.br.

Sobre a Boeing
A Boeing é a maior companhia aeroespacial do mundo e líder na fabricação de aeronaves comerciais e sistemas de defesa, espaciais e de segurança. A empresa emprega mais de 170 mil pessoas nos Estados Unidos e em 70 países. No Brasil, a Boeing está presente por meio de dois escritórios, em São Paulo e Brasília, abertos em outubro de 2011. Para mais informações, visite o site www.boeing.com.br.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter