COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Tecnologia

06 de Junho, 2012 - 18:30 ( Brasília )

CISB apoia projetos desenvolvidos durante a Innovation Race

Durante Semana de Inovação Brasil-Suécia, Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro participou da criação de projetos e patentes

São Paulo, 6 de junho de 2012 – Durante a última semana, a Embaixada da Suécia promoveu, no Rio de Janeiro, a Semana da Inovação Brasil-Suécia: Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a cidade foi palco de conferência e exposição sobre inovação em Tecnologia Limpa, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e Ciências da Vida. Dentro desse contexto, também ocorreu a Innovation Race, que teve como objetivo estimular mestrandos e doutorandos a elaborarem projetos e patentes ao longo de três dias. O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) atuou fortemente durante o evento, com subsídios e auxílios para a criação desses projetos de inovação.

O papel fundamental do CISB durante a Semana de Inovação se deu com o apoio técnico, condução de debates e geração de conteúdo para todos os participantes. Bruno Rondani, diretor-executivo do Centro, conduziu mesas redondas e discussões sobre construção e desenvolvimento de projetos bilateriais e multisetoriais, visitou entidades, como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), e participou do estágio final da Innovation Race, inclusive da apresentação dos resultados.  

Ao final dos três dias de trabalhos, o resultado foi a criação de 11 patentes e 21 projetos, que o CISB tem interesse de levar para o mercado, dando o apoio necessário para viabilizá-los. "O resultado da Innovation Race no Brasil superou todas as 36 edições anteriores realizadas ao redor do mundo, uma vez que o País foi recordista em número de projetos - 21 em 72 horas. O processo mostrou o potencial enorme da sinergia entre Brasil e Suécia, por unir a criatividade brasileira com a disciplina sueca. Agora o desafio é levar essas ideias para o mercado e o CISB está pronto para trabalhar junto às universidades e suas equipes nessa tarefa", afirma Bruno.

A Saab, fundadora do CISB e uma das principais incentivadores do Centro e de ações de inovação, também participou do evento com a presença da gerente de investimentos da Saab Ventures, Jenny Gustafsson, como parte do BackOffice da Innovation Race. Para Jenny, a qualidade dos trabalhos impressionou. “Espero que algumas das ideias apresentadas possam ser levadas adiante, por meio de uma cooperação cada vez maior entre companhias brasileiras e suecas”, disse a executiva.

A Universidade Federal do ABC foi a única instituição de ensino de fora do Rio de Janeiro a participar do evento, com três alunos, sendo dois de mestrado e um de doutorado. “A UFABC é uma grande parceira e não poderia ficar de fora dessa iniciativa que incentiva a inovação em diversas áreas de atuação”, completa o diretor do CISB.

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011 com o objetivo de implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas, como Saab, Stora Enso e Scania, são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks Suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks Suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor dessa rede e ambiente e colaboração.



Outras coberturas especiais


KC-390

KC-390

Última atualização 26 SET, 09:35

MAIS LIDAS

F-X2