COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Tecnologia

08 de Maio, 2012 - 08:00 ( Brasília )

CISB estende prazo para envio de propostas à sua plataforma colaborativa

Pesquisadores de todo o Brasil poderão enviar seus projetos até o dia 24 de maio

Os pesquisadores interessados em realizar estudos nas áreas de segurança e defesa na Suécia, por meio do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, ganharam mais tempo para desenvolver seus projetos por meio da plataforma colaborativa do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e da SAAB. O prazo para enviar as propostas foi estendido para 24 de maio de forma a atender a solicitação da comunidade acadêmica. Até lá, pesquisadores de todo o Brasil podem acessar o endereço http://swbcisb.induct.noe cadastrar suas propostas.
 
A plataforma funciona a partir de uma rede de colaboração, em que os pesquisadores brasileiros estão em contato direto com universidades e empresas para confeccionarem projetos. A SAAB AB, uma das principais incentivadoras do CISB, atua fortemente junto aos pesquisadores para auxiliá-los a elaborar propostas que sejam importantes para o desenvolvimento dessa área no Brasil. A SAAB irá co-financiar, juntamente com o CNPq, 100 bolsas de estudos na Suécia e, nessa primeira chamada, serão aprovadas 30 bolsas para pesquisadores plenos, doutorando e pós-doutorandos.
 
Até o momento, a plataforma já conta com 380 candidatos registrados, que estão discutindo e colaborando para mais de 50 ideias que foram postadas no ambiente, que vieram tanto de pesquisadores brasileiros quanto suecos. Agora, estão em fase de desenvolvimento para se tornarem projetos ainda mais fortes.
 
Para Bruno Rondani, diretor-executivo do CISB, essa é mais uma oportunidade para fazer parte desse projeto de grande relevância para o País. “A plataforma colaborativa disponibiliza um ambiente para que candidatos brasileiros possam interagir entre si, com a comunidade científica sueca e com os pesquisadores e engenheiros da SAAB para a construção de propostas vencedoras. Essas interações virtuais já resultaram em mais de 50 ideias postadas e professores da Suécia já visitaram o Brasil para conhecer melhor os grupos e potenciais parceiros. O objetivo do CISB é fomentar a construção de propostas mais sólidas e alinhadas aos interesses de ambos os países", afirma.
 
Para saber mais sobre o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, acesse: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br
 

DefesaNet

CISB e SAAB lançam portal colaborativo para programa Ciência sem Fronteira- 15 de Março, 2012

SAAB oferece bolsas de estudos para brasileiros - 09 de Setembro, 2011

Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro é inaugurado 18 de Maio, 2011



Outras coberturas especiais


Fuzileiros Navais

Fuzileiros Navais

Última atualização 23 NOV, 10:20

MAIS LIDAS

F-X2