COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Aviação

01 de Fevereiro, 2012 - 12:00 ( Brasília )

GRIPEN - Hungria prorroga contrato


A empresa de defesa e segurança Saab tem o orgulho de anunciar que a Hungria tomou uma decisão estratégica de longo prazo, prevendo continuar suas operações com os caças Gripen e dar continuidade ao desenvolvimento da capacitação do país.  A Suécia e a Hungria prorrogaram a cooperação por mais dez anos, até 2026.

A FXM, agência sueca de exportação de produtos de defesa e segurança, confirmou que a Suécia e a Hungria decidiram prorrogar a parceria Gripen por um prazo adicional de 10 anos.  As negociações do novo contrato ocorreram nestes últimos meses e, em 30 de janeiro, o novo contrato foi assinado pelo Diretor Geral da FXM Ulf Hammarström e Gyula Keszthelyi, Diretor Geral do gabinete húngaro de abastecimento de tropas e armamentos.

“É com prazer que recebemos a decisão estratégica da Hungria de dar continuidade, por longo prazo, às suas operações com o Gripen, com a renovação de sua parceria com a Suécia e demais operadores do caça", disse Ulf Hammarström, após assinar o contrato.

“A notícia de que a Hungria estendeu o contrato do Gripen por dez anos é extremamente positiva.  Mais uma vez, confirma-se que o Gripen é uma das principais aeronaves de combate do mundo, atendendo a exigências operacionais, técnicas e de custo”, acrescentou Lennart Sindahl, Vice-Presidente Executivo e responsável pela unidade de Aeronáutica da Saab.

A parceria se baseia em um contrato celebrado entre os dois governos, no qual a Saab atua como subcontratada.

Em 2001, os governos da Suécia e da Hungria assinaram um contrato de compra e arrendamento, com uma alteração feita em 2003, visando incluir 14 caças Gripen C/D (12 monopostos e dois bipostos). Todas as aeronaves foram entregues em 2006 e 2007, sendo que os 14 caças entraram em operação, na Força Aérea Húngara, no final de 2008.  O atual contrato terminaria em 2016, mas os dois países optaram por estender a parceria por mais dez anos.



Outras coberturas especiais


Argentina

Argentina

Última atualização 23 NOV, 16:40

MAIS LIDAS

F-X2