COBERTURA ESPECIAL - F-X2 - Geopolítica

18 de Outubro, 2011 - 11:47 ( Brasília )

Celso Amorim se reunirá nesta quarta com Sarkozy em Paris


PARIS — O ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, se reunirá nesta quarta-feira com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, com quem poderá abordar o tema da compra dos caças Rafale, um dia depois de uma reunião com os ministros da Defesa e das Relações Exteriores da França.

Na terça-feira de manhã, Amorim se reunirá com o colega francês Gérard Longuet e depois se encontrará com o chanceler Alain Juppé.

Este encontro permitirá "reforçar o diálogo de Defesa com o Brasil e marcar a determinação da França de continuar compartilhando seu “savoir-faire”, sua experiência, sua alta tecnologia, conforme a ambição da nossa associação estratégica" bilateral, afirmou o porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero.

"Entre os temas que (Amorim) revisará, provavelmente estará o assunto dos caças" Rafale, disse no Brasil uma fonte oficial que pediu para ter sua identidade preservada.

A França continua aspirando a vencer uma licitação milionária no Brasil para a venda de 36 aviões de combate Rafale, joia da coroa da construtora aeronáutica francesa Dassault Aviation, caça que está a serviço das Forças Armadas francesas, mas nunca foi vendido ao exterior.

Em 2009, durante visita oficial ao Brasil, Sarkozy anunciou publicamente que venderia as aeronaves supersônicas ao Brasil, mas as negociações foram suspensas ao fim do mandato de Lula e na chegada ao poder de sua sucessora, Dilma Rousseff.

Em julho, o antecessor de Amorim, Nelson Jobim, disse na França que uma decisão sobre a eventual compra dos Rafale havia sido adiada "até o começo de 2012".

Ao meio-dia de quarta-feira, Amorim se reunirá no Palácio do Eliseu com o presidente Sarkozy, antes de seguir para Cherburgo, na Normandia (noroeste da França), onde tem agendada uma visita a um estaleiro naval onde é construído um dos quatro submarinos convencionais da classe "Scorpene" que o Brasil comprou da França em 2009, no contexto do programa de cooperação bilateral.



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 24 NOV, 12:30

MAIS LIDAS

F-X2